Páginas

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Mazagão nos preparativos para mais uma Festa do Divino

Gabriel Penha


Mazagão Velho, distrito de Mazagão a cerca de 70 quilômetros de Macapá, se prepara para mais uma Festa do Divino Espírito Santo. O ponto alto será na próxima no próximo dia 24 de agosto (sábado), com a cerimônia de Coroação da Imperatriz e Marabaixo de rua. Trata-se de uma das mais conhecidas festas religiosas e culturais da região.
A Festa do Divino Espírito Santo é um culto ao Espírito Santo, em suas diversas manifestações, é uma das mais antigas e difundidas práticas do catolicismo popular, com origens na África e na Europa. É celebrada em diversos Estado do Brasil e em Mazagão Velho é festejada há mais de um século.

Coroação da Imperatriz
Na manhã de 24 de agosto acontece a Coroação da Imperatriz, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, um dos momentos mais esperados pela organização. É uma referência à Princesa Isabel, signatária da Lea Áurea, em 13 de maio de 1888. Além da soberana, a Corte também é representada por meninas de famílias tradicionais da vila histórica, cada uma com sua atribuição.
A Trinchante cuida das joias da princesa; a Pega na Capa é responsável pelas vestimentas; Alferes Bandeira carrega a Bandeira do Divino; as Varas douradas fazem a segurança da Corte Real; e as Pagas-Fogaças cuidam da alimentação.

                                          Foto: Gabriel Penha         

Marabaixo de rua
Após a coroação, acontece o Marabaixo de rua, em Mazagão Velho. É o único fora do ciclo oficial, que acontece de abril a junho, em Macapá. “É uma festa de grande beleza, uma das mais esperadas da nossa comunidade. Isso sem falar que recebemos muitos foliões e amigos de outras comunidades”, assinala Joaquina da Silva Jacarandá, 60, moradora de Mazagão Velho e uma das organizadoras da parte religiosa da festividade.



                                            Foto: Gabriel Penha


Nenhum comentário:

Postar um comentário