Páginas

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Artigo: Paixão pela fotografia



Minhas alunas Marta Bezerra e Lidiane Rosa me fizeram um convite para escrever um artigo para este jornal, em comemoração ao dia 19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia - o que me deixou bastante lisonjeada. 

Pensar sobre a minha paixão pela fotografia me fez voltar aos anos 90, época em que tive meu primeiro contato com um laboratório de fotografia P&B. A UnB fornecia boas e velhas Pentax para seus alunos, únicas que resistem ao ânimo e entusiasmo de adolescentes, descobrindo esse novo mundo. Durante esses primeiros semestres, virei “rata” de laboratório, fazendo todo tipo de experiências com as químicas, o ampliador e gastando vários envelopes de papel fotográfico.

Em 1996, recém-formada, morando em Paris, tive a oportunidade de vivenciar o Mês da Fotografia na “Cidade Luz”, que naquele ano aconteceu em novembro. O livreto com as exposições disponíveis era algo inacreditável: lembro-me que, somente as gratuitas, era cerca de umas noventa. Ou seja, teria que ir a três por dia. Quase consegui: não bati minha meta pois, além dos cursos que estava participando, tinha um grande rol de museus a serem visitados – trabalho árduo!

Retornando ao Brasil, trabalhando em multinacionais, a fotografia ficou meio adormecida, resumida somente a encontros familiares e viagens. A vontade de fotografar surge na necessidade de dividir seus pontos de vista com os outros. Eis, então, que a minha vinda ao Amapá a reacendeu - acostumada à paisagem do cerrado, encantei-me com a exuberância da Floresta Amazônica e a cultura local. Resultado: em setembro de 2007, à apenas oito meses no Estado, realizei a minha primeira exposição fotográfica individual, na Fortaleza de São José de Macapá, em comemoração à criação do Território Federal do Amapá. A exposição contava com 30 fotografias coloridas com paisagens de diversos municípios do Estado, e, felizmente, teve uma ótima aceitação pela mídia local.

De lá pra cá não parei mais: em 2008, a convite do Macapá Shopping, organizei uma exposição em comemoração ao Dia dos Namorados, um passeio por lugares românticos da Europa. No ano posterior fiz uma exposição no SESC Araxá, com fotos de paisagens da região norte do nosso país. Em 2010 fiz uma exposição fotográfica sobre a França na Escola Danielle Miterrand e no Centro Cultural Franco Amapaense e, em 2012, outra exposição no SESC Araxá sobre o Uruguai.

A minha paixão pela fotografia sempre foi recompensada: também tive a satisfação de ficar como finalista em alguns concursos fotográficos, como o III Concurso Next-Photo, e tenho algumas boas recordações, como o trabalho que fiz para a LIESA (Liga das Escolas de Samba do Amapá) em 2009, quando fiz a cobertura do Carnaval daquele ano e organizei um álbum para cada escola de samba.

A fotografia é um aprendizado contínuo e, quanto mais você se doa, mais você se encanta por ela!
                                                            Foto de Luciana Macedo


                                                           Foto de Luciana Macedo

Artigo feito por Luciane Macêdo, natural de Goiania, professora na Universidade Federal do Amapá, Graduada em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, na UnB (Universidade de Brasília) – Brasília-DF;Pós-Graduada em Marketing, na Universidade Gama Filho – RJ-RJ; Pós-Graduada em Didática do Ensino Superior, na FAMA MCP-AP; Mestre em Sistemas de Gestão, na UFF - Universidade Federal Fluminense – Niterói-RJ; com Curso de preparação para a Grand École D´Art – no Ateliê Prep´Art, Paris-França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário