Páginas

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Amapaense ganha Bolsa Funarte pelo Ministério da Cultura‏

O amapaense Joseph Batista Oliveira dos Santos, de nome artístico Jhou Santos, 19 anos, está entre os 50 selecionados do país para ganhar a Bolsa Funarte para Formação em Artes Circenses 2013. As bolsas, no valor de R$ 20 mil cada, são para investimentos no Curso Básico de Artes Circenses da Escola Nacional de Circo, no Rio de Janeiro. “Quero aproveitar a oportunidade pra aprimorar e obter conhecimentos na área de artes circenses e suas linguagens, contribuindo e fortalecendo a categoria”, afirma.

Jhou começou a atuar com 12 anos, e já participou de aproximadamente 10 grupos teatrais. Atualmente, o artista exerce a função de produtor e diretor da Companhia de Artes Tucuju.

O jovem também já foi premiado pelo Ministério da Cultura com o Prêmio Agente Jovem de Cultura, além de ser idealizador de projetos culturais, “Curta os Curtas” (audiovisual), “Cultura no Quintal” e “Cena Tucuju”. Seu último trabalho foi no espetáculo “Curupira, um ser inesquecível”, do Movimento Cultural Desclassificáveis, no qual foi bastante elogiado pelos artistas do Amapá.

Além do teatro, Jhou Santos já foi capoeirista e dançarino de Hip-Hop, mas descobriu que a arte visual é seu dom; ele também é acadêmico do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

O artista amapaense afirma que deseja voltar ao Estado após se formar no curso Básico de Artes Circenses da Escola Nacional de Circo, para fortalecer e contribuir com o circo amapaense, através de oficinas, vivências e montagens. “Quero por em prática o que eu for aprender, pois, infelizmente, no Amapá a categoria do circo não é muito difundida e não temos muitas opções de formação artística; aprendemos com muita paixão, através de pesquisas, participação em projetos de circo, que são poucos, e participando de oficinas de profissionais que vem de fora do Estado”, revela o artista. As aulas na Escola Nacional de Circo iniciaram no dia 5 de agosto e tem duração de 10 meses.

Fabiana Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário